terça-feira, 21 de agosto de 2007

TAM 3054 - Manetes de Potência - Acidente Similar



TAM 3054 - Manetes de potência dos motores - fora da posição IDLE.


As alavancas de potência dos motores do Airbus 320 TAM vôo 3054 ter ficado em posições diferentes, NÃO provocaria aceleração do motor cujo reversor estava "pinado" = bloqueado.


Tomando como base todos os dados TÉCNICOS d e outro acidente com Airbus 320 da empresa de Taiwan, TransAsia Airways, vôo GE 536, em 18 OUT 2004, cuja semelhança com o vôo TAM 3054 é impressionante em termos técnicos, pode-se afirmar que está ERRADA a divulgação da revista VEJA, de que o motivo do acidente foi o piloto ter deixado a alavanca de potência do motor DIREITO fora da posição IDLE = Marcha Lenta.


Não é verdade.


Configuração do Airbus 320, vôo GE 536 da TransAsia Airways:

- o reversor do motor DIREITO foi "pinado" = bloqueado para que não fosse usado, conforme o Manual Minimum Equipment List, que autoriza.


- a tripulação fez outros pousos no mesmo dia sem qualquer problema.


- a alavanca de potência do motor cujo reversor estava "pinado" NÃO estava na posição IDLE, estava 2.5 graus acima de IDLE = 20 graus.


- após o toque dos Trem-de-pouso no solo, a alavanca de potência do motor DIREITO, NÃO se moveu para posição CL = Maximum Climbing.


- a potência do motor DIREITO, NÃO aumentou em instante algum até a parada completa da aeronave. - o reversor direito NÃO foi usado.


- o reversor ESQUERDO foi usado.


- o avião "varou" 2.605 metros de pista disponível.


- os pilotos ao perceber que o sistema de Freio Automático NÃO funcionou, tentaram parar a aeronave usando os freios normais ( pedais). Mesmo assim "vararam" a pista de 2.605 metros.


- o avião no final da pista desviou-se para ESQUERDA e parou somente depois da roda do nariz cair numa vala e se quebrar.


Veja na imagem a tabela retirada do Relatório Final Oficial de Investigação do acidente. Está bem claro na tabela, que a alavanca = TLA do motor DIREITO = Right ficou na posição 22.5 graus, portanto fora da posição IDLE = 20 graus. Ainda podemos constatar que a porcentagem da potência do motor DIREITO permaneceu em 1.08 de EPR = Engine Pressure Ratio desde quando a aeronave passou a cabeceira da pista a 51 pés de altura medidos no Rádio Altímetro, até a parada completa do avião.


Em nenhum instante a alavanca de potência do motor DIREITO moveu-se e nem houve aceleração do motor. Portanto, não se DEVE dizer em instante algum que o motor direito do TAM 3054 sofreu aceleração, porque o piloto não colocou a manete de potência do motor DIREITO na posição IDLE. Nem que a alavanca de potência de um motor cujo reversor está "pinado", irá provocar aceleração porque o piloto deixou tal alavanca de potência do motor, fora da posição IDLE.

A divergência de posições das manetes de potência dos motores, fará o sistema Auto Thrust = Controle Automático da Potência dos motores se desengajar.

Os pilotos de Airbus 319, 320 e 321 DEVEM conferir no ECAM = Electronic Centralized Aircraft Monitoring logo após o toque dos Trem-de-pouso do solo, se os Spoilers de solo se abriram.

Se NÃO se abriram, o sistema Auto Brake = Freios Automático não se ativará.
Resta tentar parar o avião usando os freios dos pedais. Os dois pilotos usando os freios dos seus lados.

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