terça-feira, 30 de outubro de 2012

TAM Flight 3665 Lost Communications - Scouted by Jet Fighter to Destination


Airbus 320 performing TAM Flight 3665 was scouted by Brazilian Air Force jet fighter on last Thursday (25) after the crew have lost ATC communications over part of flight which took off at 15:35 UTC from Aracaju, SE (ARU VOR) to Guarulhos International airport (SBGR) in Sao Paulo.
The flight should be flown via Airway UW 58 to SVD VOR and heading to SGR NDB on Airway UZ 44, following to BHZ VOR via UZ 16. From this point the plane should be flying to PCL NDB (direct to) but the crew had lost communications with ACCs.
Brasilia Area Control Center called for Brazilian Aerospatial Defense Commander - COMDABRA to expedite a F-5 jet fighter  for scouting the TAM's airplane to destination where it landed on scheduled time at 19:00 UTC.



Sequência dos auxílios à navegação nas aerovias envolvidas voo TAM 3665 em 25 OUT 2012.
ARU -SVD - SGR - BHZ - TRIVI - BCO - SBGR

O voo 3665 da TAM foi escoltado por um caça da Força Aérea Brasileira na última quinta-feira (25) após perder contato de comunicações com o Controle de Tráfego Aéreo em parte do voo que se iniciou em Aracaju com pouso em Guarulhos, São Paulo.

O Airbus 320 decolou de Aracaju, SE às 13:35 horas com destino a Guarulhos, SP e ficou sem comunicação por mais de uma hora. De acordo com o plano de voo informado à Aeronáutica, a aeronave deveria sobrevoar por Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG).

 A FAB acionou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro - COMDABRA, que enviou um caça F-5M da base aérea de Santa Cruz, RJ, para acompanhar o Airbus A320, até o  pousou em Guarulhos no horário previsto, às 17:00 horas.

A explicação TÉCNICA para a ocorrência.

A aeronave Airbus 320 TAM Voo 3665, saiu de Aracaju (ARU) e tomou a Aerovia UW 58 até o sobrevoo de Salvador (SVD), dali tomou a Aerovia UZ 44 até Porto Seguro (SGR), de onde tomou a Aerovia UZ 16 até o sobrevoo de Belo Horizonte (BHZ VOR) Neste ponto o voo seguiu na Aerovia UZ 21 (mão única) até o auxílio BOM SUCESSO (BCO VOR) para pouso em Guarulhos (SBGR). A aerovia UZ 30 que passa PRÓXIMO de Poços de Caldas (PCL) vai para CAMPINAS e não GUARULHOS.
O Sistema de Gerenciamento de Voo do Airbus (FMS) escolheu o óbvio e mais seguro, tomou a Aerovia UZ 21 direto para Bom Sucesso (BCO VOR). O Plano de Voo Repetitivo Apresentado provavelmente estava desatualizado em relação às aerovias constants no FMS do Airbus (atualizadas), o qual seguiu à risca o melhor para segurança do voo. Os pilotos TALVEZ tenham falhado nas comunicações por estarem usando a rádio-frequência de outro Setor de Controle Radar (o da Aerovia UZ 30), mas bastava chamar em 121.50.


Nenhum comentário: